Claeff Engenharia e Produtos Químicos

Moringa Oleífera

    Moringa

     A Moringa Oleífera é uma planta originária da Índia e difundida para o Haiti e regiões secas da África. No Brasil, a Moringa chegou há 40 anos através do sertão nordestino com boa adaptação, notadamente pela característica de clima seco.

     Conhecida no Nordeste como Lírio Branco, sua árvore apresenta um rápido crescimento e pertence à família Moringaceae, que é composta de apenas um gênero (Moringa) e quatorze espécies.

     A CLAEFF vem pesquisando e desenvolvendo produtos derivados da Moringa com uma tecnologia inovadora, utilizando matérias-primas orgânicas com alto grau de qualidade, provenientes da região do agreste e do sertão nordestino. Tais produtos garantirão o uso de forma saudável e com menor impacto ambiental por serem livres de adubos químicos e agrotóxicos. 

     Em breve, os derivados da Moringa serão lançados pela marca NATURAL PLUS e destinados aos mercados de alimentos funcionais, fitoterápicos e cosméticos.

     No segmento de alimentos funcionais, teremos o mel picante, de cor marrom avermelhado intenso, com uma viscosidade e concentração de açúcares similares ao melaço de cana-de-açúcar, além de ser constituído por proteínas, sais minerais e vitaminas, também apresenta a capacidade de corar outras substâncias.

     Também será lançado um suplemento nutricional que consiste num pó constituído por aproximadamente 49% de proteínas e 42% de carboidratos com elevado teor vitaminas de sais minerais, substâncias estas fundamentais para nutrição humana.

     Para atender às indústrias de cosméticos, a CLAEFF já produz o Extrato Glicólico de Moringa Oleífera, com alto teor de proteínas, vitaminas A e C, além de elevadas concentrações de sais minerais que proporcionam para a pele maior hidratação e maciez, e aos cabelos, mais brilho e volume.

APLICAÇÕES DA MORINGA OLEÍFERA

Sementes

Sementes

As sementes da Moringa apresentam 40% de óleo em seu peso. A partir delas pode ser produzido o creme hidratante para cosméticos, além da utilização em outros segmentos como tratamento de água, indústria de fármacos e de alimentos.

 

- Mel Picante

Mel Picante

A CLAEFF vem desenvolvendo o mel picante, produto rico em proteínas, conforme demonstrado abaixo:

Material orgânico utilizado: Sementes da Moringa Oleífera

Aplicação:

  • Indústrias Alimentíciascomo componente enriquecedor de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em diversos produtos.
  • Corante, com a propriedade de corar meios, podendo ser aplicado como corante alimentício.
  •  Informação nutricional:

Proteína 9,74%, Cálcio 870,39 mg/100g, açucares redutores em glicose 22,30%, sólidos solúveis 70 Brix. Liquido viscoso assemelhado ao melado de cana.

 

- Óleo da Moringa

Óleo da Moringa
 

O óleo da Moringa é considerado antioxidante, tem propriedades nutritivas e emoliente, deixa a pele com uma sensação sedosa e com um brilho saudável.
Apesar da seu alto teor de gordura, é prontamente absorvido pela pele. Especial para uso em pele madura e seca e pele, que tem dificuldade em manter a sua umidade.
Uma qualidade especial é que dá brilho para a pele e os lábios quando adicionado a outros óleos e cremes faciais. Seu ácido graxo conteúdo é semelhante tanto para o óleo de macadâmia e azeite de oliva. O quantidades de ômega 9 ácidos graxos monoinsaturados dá bom lubrificantes propriedades e faz com que seja particularmente adequado para todo massagem corporal.
Para cuidar da pele, o óleo de Moringa tem propriedades antioxidantes com elevado índece de ácido oleico, ambos considerados notáveis na estabilidade oxidativa.
Tem também a limpeza, nutritivo e propriedades emolientes.
É um óleo leve e duradouro que oferece uma excelente lubrificação, espalhando-se facilmente sobre a pele, proporcionando uma excelente massagem de aromaterapia como ingrediente em cremes, loções, descamação e esfrega de limpeza e bálsamos
Na culinária, é um óleo graxo com um sabor sutil de noz de cor amarelada.
Excelente como um óleo em molhos para saladas e para utilização em confeitaria como um substituto de manteiga uma vez que dá um amanteigado sabor.
 

 

- Hidratante de Moringa

Hidratante de Moringa

Produzido a partir do óleo de Moringa, o creme hidratante tem ação benéfica para a pele e vem sendo cada dia mais utilizado pelas empresas do ramo de cosméticos.

 

 

 

- Tratamento de Água

Tratamento de Água

A semente triturada da Moringa gera mais fontes de fosfatos. Com a aplicação do Bioscrub de Moringa, é possível a remoção de até 91% em turbidez e de 46% em cor aparente da água a ser tratada.

 

 

 

 

 

 

Folhas

    

Folhas

      A CLAEFF possui projeto de patente (nº 018100044750 de 26.11.2010) para utilização da Moringa na fabricação de produtos nutricionais lipossolúveis e hidrossolúveis, extraídos das folhas de moringa, ricos em vitaminas A, C, minerais, fibras insolúveis, proteína, clorofila, carboidratos e lipídeos aplicados a aditivos nutricionais humanos e animais.

 

          A seguir, apresentamos as propriedades do suplemento nutricional feito da folha da Moringa e um quadro de estudo comparativo dos valores nutricionais da Moringa e outros alimentos.

 

 

- Suplemento Nutricional

Material orgânico utilizado: Folhas da Moringa Oleífera

Aplicação:

  • Indústrias Alimentícias, como componente enriquecedor de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em diversos produtos;
  • Suplementação Alimentar, em forma de cápsulas visando otimizar a dieta nutricional humana;
  •  Informação nutricional:

Proteínas 48,75%, gorduras 0%,fibra bruta 0,64%, Ferro 13,37 mg/100g, carboidratos totais 41,7%.

 

Valores nutritivos da Folha de Moringa

 

PLANTIO

Tipos de plantio

- Sementeira direta;

- Plantio através de estacas;

- Produção de mudas.

 

Ambiente para Plantio e Crescimento

           A Região Nordeste do Brasil é considerada um dos ambientes mais favoráveis para o plantio da Moringa. As características da região são naturalmente benéficas como o clima de zonas semiáridas quentes, com temperatura entre 25 e 40ºC.

          O solo argiloso-arenoso, deve estar bem drenado, com pH do entre 5-9 e as mudas devem ser plantadas entre uma distância de 3 m2, totalizando cerca de 100000 mudas por hectare.

Seu crescimento atinge 2,4m de altura no 1º mês de plantio e desenvolve até 15m de altura ao atingir a fase adulta.

 

 

 

Bioenergia

      

A indústria de biodiesel e seus processos de geração de energia com o aproveitamento da biomassa também é outro segmento de grande relevância na utilização da Moringa.

          Toda a sobra orgânica (galhos, cascas de sementes, caule) provenientes da Moringa, pode ser utilizada na geração de energia. Para cada 100 hectares de Moringa plantada, são gerados 4800 ton./ano de rejeitos orgânicos a serem queimados para produção de energia.

 

 

Dados de produção proveniente do plantio

Coleta dos insumos da Moringa para base de cálculos:

 

Premiação

Prêmio FINEP 2009

O diretor-presidente da Claeff, Eng. Cláudio Truchlaeff, foi o vencedor do Prêmio FINEP de 2009, Região Nordeste, na categoria Inventor Inovador.

Claudio, que concorreu à premiação com o projeto Oxi Bio, teve o reconhecimento do meio científico-acadêmico nacional. saiba mais

Parceiros