Claeff Engenharia e Produtos Químicos

Quem Somos

 

A Claeff Engenharia foi constituída em 24 de outubro de 1998, no município de Paudalho - PE, visando inicialmente apresentar soluções inovadoras para a indústria do Estado de Pernambuco, com técnicas de engenharia voltadas para as áreas de desinfecção de águas para consumo humano, rejeitos urbanos, águas residuais e melhorias de eficiência em processos industriais.

Hoje, somos uma empresa atuante em pesquisa e desenvolvimento de soluções técnicas nas áreas de energia renovável, tratamento de resíduos, controle biológico e cultivo de microalgas.

A Claeff Engenharia desenvolve ainda processos industriais utilizando novas tecnologias como produção de biodiesel e biogás, produção de ingredientes e proteínas de algas, produção de materiais orgânicos e reações orgânicas de alta pressão e temperatura.

Ao longo de nossa história, desenvolvemos e patenteamos tecnologias para várias áreas relacionadas como:

  • gerador de oxigênio in situ para as áreas hospitalares, saneamento, industriais e alimentícias;
  • sistema de geração de energia solar e sua conversão para calor e eletricidade, simultâneos;
  • processo de criação de microalgas, com ampliação para extração de essências;
  • processo de sequestro de carbono através de microalgas;
  • processo de construção de moldes plásticos em baixo custo;
  • gerador de energia eólica de pequeno porte.

A experiência adquirida a partir dos processos mencionados, tem resultado em avanço de pesquisas para outros seguimentos como o de reações orgânicas de alta pressão, produção de biodiesel e ingredientes naturais a partir de criação de microalgas, dessalinização de água salobra do sertão nordestino a partir de energia solar e geração de biogás a partir de rejeitos agro industriais.

Através de sua principal parceira, a Beraca S/A, foi concebido para esta empresa um Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento chamado Centro de Tecnologia Inovação e Treinamento - CTIT, onde foram desenvolvidos produtos e processos voltados para o saneamento básico. Como consequências dessa parceria, a Claeff aumentou seu número de patentes nacionais registradas, podendo se destacar as seguintes:

  • dosagem de produtos para tratamento de águas através de dissolução controlada de pastilhas de cloro, flúor, ortopolifosfatos, clarificantes efervescentes, gerando uma fábrica destes produtos localizada na Cidade de Anápolis – GO;
  • fabricação de dióxido de cloro em solução e estabilizado;
  • fabricação de PAC, policloreto de alumínio com tecnologia própria, gerando uma fábrica no município de Itapissuma – PE;
  • dosagem de desinfetantes para as empresas de saneamento estaduais, destacando-se o desenvolvimento de processo de tratamento de água com dióxido de cloro para a CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, atendendo a região da grande Fortaleza, através da unidade da Beraca em Pacatuba - CE.

Com uma visão focada na inovação tecnológica de processos produtivos sustentáveis, a Claeff tem realizado em sua sede no município de Paudalho, pesquisas voltadas ao meio ambiente, especialmente na transformação de rejeitos orgânicos em produtos adaptados ao mercado e na extração de elementos ativos de plantas nativas do Nordeste.

Tais pesquisas estão sendo viabilizadas mediante parcerias firmadas com a empresa pernambucana Ecoenergia e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Contamos também com o apoio financeiro de órgãos governamentais como a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao MCT e a FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.    

A Claeff Engenharia tem oferecido a empresas e governos, processos produtivos alicerçados em alternativas de sustentabilidade, em benefício do homem nordestino e do meio ambiente.

Fachada da Claeff

Sede do Centro de Pesquisas Claeff

MISSÃO

Ser uma empresa comprometida em oferecer à sociedade, alternativas viáveis em processos de produção fundamentadas no desenvolvimento sustentável, com uma equipe de colaboradores atenta ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida no planeta.
 

 

VISÃO

Tornar-se uma empresa referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com foco nas energias renováveis e na criação de processos produtivos sustentáveis, tendo a Região Nordeste como fonte destas alternativas.
  

Trabalhos Científicos

 

Premiação

Prêmio FINEP 2009

O diretor-presidente da Claeff, Eng. Cláudio Truchlaeff, foi o vencedor do Prêmio FINEP de 2009, Região Nordeste, na categoria Inventor Inovador.

Claudio, que concorreu à premiação com o projeto Oxi Bio, teve o reconhecimento do meio científico-acadêmico nacional. saiba mais

Parceiros